Dead Cat Bounce




O Dead Cat Bounce é uma expressão conhecida nos mercados financeiros e que pode encontrar uma breve explicação aqui.
Resumidamente " A expressão Dead cat bounce refere-se a uma subida de cotações que se segue a uma forte queda, sem que existam grandes motivos para a recuperação ou que ela seja duradoura. Esta pequena recuperação acontece devido a uma situação de sobrevenda e eventualmente ao fecho de posições curtas muito ganhadoras, o que gera alguma pressão de compra.

Porque é que estou a falar desta situação? Porque penso que é o que estará a acontecer nos mercados financeiros, em variadíssimos activos, nomeadamente acções. A recuperação é uma ilusão, e apenas alguns rácios económicos melhoraram devido ao dinheiro em quantidades completamente exageradas que os governos estão a enviar para a "rua", a rezarem para que pegue em algum lado. Mas a história já provou vezes sem conta que isto não resulta e um exemplo claro disso é por exemplo o Japão que há mais de 2 décadas que está a tentar isto, com resultados péssimos.

Exemplificando, podemos ver as seguintes figuras:





Pegando também num exemplo próximo, o DAX em 2001, numa situação que não tinha nada a ver em termos económicos, foi dos 8000 pontos para os 3600, recuperando para os 5600 e caindo posteriormente para os 2200. Neste momento a situação económica é muitas vezes pior e o Dax está a ter o mesmo movimento... porque é que não haveria de ter o mesmo comportamento? A mim tudo indica que sim, que irá novamente à zona dos 2000 pontos, constituindo aí uma excelente oportunidade de compra a longo prazo.





Agora e posto isto, penso que é o que se está a passar no SP500 e noutros índices e toda a cautela será necessária. Os mesmos que diziam que estava tudo bem em 2007, estão novamente em força na praça, aumentando price-targets de dia para dia, ignorando e uma forma irresponsável a quantidade de dívida que existe de momento e que a economia e empresas se apoiam única e exclusivamente nessa mesma dívida, que nunca seria contraída se não fossem os vários bancos centrais mexerem artificialmente nas taxas de juro.

Vários países já deram o alerta e muitos outros virão. Portanto é hora de cautelas, especialmente em acções e obrigações corporate.

Fica o gráfico do SP500, onde se podem verificar várias divergências e um possível caso de Dead Cat Bounce.


blog comments powered by Disqus