Fazer o papel contrário

Se perguntarem a qualquer analista da praça, ele irá dizer que o bear market terminou e que os governos safaram isto. Não passa pela cabeça da maioria que o mercado irá retomar a tendência principal, que até prova em contrário é de queda. Há quem diga que o bear market começou em 2000 e outros em 2007, mas o que é facto é que a tendência principal é indiscutivelmente bear, como se pode ver no primeiro gráfico, onde neste momento, está a embater na Linha de Tendência Descendente principal.

Estas subidas são única e exclusivamente feita pela manipulação de mercado da FED e outros bancos centrais, para induzir confiança. Isto foi feito claro à custa de dívida em quantidades suicídas e que tanto irão custar ao comum dos mortais que nem sabe o que é uma acção. Quem irá pagar a dívida? Em Portugal vamos saber a resposta em breve, quando os impostos voltarem a aumentar e declararmos insolvência.
É evidente que esta canalização de capital gratuito para o mercado irá terminar, e quando terminar irá olhar-se para a avaliação real das empresas e a surpresa virá...

Como se podem ver nos gráficos abaixo, os fundamentais em termos corporativos não estão lá... Por esta razão, os insiders, ou seja os administradores das empresas, estão a vender a um ritmo elevadissimo, ou seja, eles não acreditam na subida dos mercados nem na avaliação que o mercado faz das suas empresas. Todo o cuidado é pouco.












blog comments powered by Disqus