SP500, DJInd, DAX e PIIGS

Vou colocar aqui alguns gráficos, dos índices acima mencionados, onde se podem verificar váris divergências em indicadores de relevo, denotando com isto que novos máximos são feitos com cada vez menos força. Os índices atingiram também os 50% de retrace das fortes quedas de 2008 e embatem numa LTD de longo prazo. Tudo se conjuga que iremos ter no máximo uma consolidação em torno destes valores, ou como eu e outros apontamos, para um retomar do bear market.

Como se pode verificar no gráfico do DAX, os 2 últimos Janeiros (2008 e 2009) foram bem vermelhos nos mercados, e penso que dadas as condições a que estamos a assistir de momento, o voltarão a ser.

O gráfico dos PIIGS (Portugal, Italia, Irlanda, Grécia e Espanha) denota algo de interessante. Neste momento, e contrariamente ao que tem acontecido, os PIIGS estão com um risco muito mais do que os chamados BRICS... Ou seja, poderemos ter em breve o que também temos vindo a dizer, incumprimentos de alguns países, graças a terem sustentado as economias em dívidas cada vez maiores. Como todo o esquema de pirâmide, ele irá terminar.

Interessante site com várias estatísticas de sentimento, em forma de relatório, onde se pode constatar o nível extremo de bulls no mercado de momento, enquanto os insiders continuam a vender.
http://www.tradersnarrative.com/sentiment-overview-week-of-december-18th-2009-2-3356.html












blog comments powered by Disqus