O retorno do urso

Há quem ache saudável e de bom tom termos tido este rallie, o maior de sempre nos mercados em tão pouco tempo. Atribuem este rallie a algo saudável e de um retorno em força da economia. Infelizmente tenho uma opinião muito diferente e nunca pensei, sinceramente, ao contrário de alguns de Elliott Waves que o previram, que isso iria acontecer, pois preferi pensar que desta vez os políticos tivessem juízo e permitissem o mercado naturalmente se ajustar aos exageros praticados durante anos, mas... mais uma vez provaram que são apenas uns incapazes e que nunca devíamos ser "geridos" por políticos, mas sim por um mercado livre, verdadeiramente livre (www.liberdadedescolha.com) (www.mises.org).

Esta subida deveu-se unicamente aos políticos tentarem encher a bolha criada durante anos, e que neste momento quer esvaziar... e é o que irá acontecer a bem ou a mal, penso que irá ser a mal pelo que tenho visto.

Se compararem os gráficos do S&P500 por exemplo, com o de crédito vêm que a subida perfeitamente em modo bolha foi feita graças a isso mesmo, crédito facilitado e quase obrigatório (governo americano OBRIGOU que 55% dos empréstimos realizados fosse a quem não tinha condições de o receber por falta de rendimentos). Mas neste momento temos os consumidores e particulares a ganharem juízo e quererem pagar as dívidas e não contraírem novas e a palhaçada da classe política que ainda não entendeu o erro a que levou a esta crise, tenta até dar dinheiro gratuito...







Neste momento, o que levou os mercados americanos a subirem o que subiram terminou, acabou, finnito. Apesar do governo tudo fazer para a realidade ser outra, o que é facto é que as mentalidade alteraram. Portanto mais vale terminar com a criação de outra bolha e empobrecer a população em geral com a dívida monstruosa e deixar o mercado ajustar. Isso irá acontecer, e quanto mais tempo demorar, pior será como é óbvio. (Quanto mais tempo demorar a entrar em reabilitação, mais difícil será curar o vício e corre-se o risco de overdose).

Como se pode ver nos gráficos seguintes, o público em geral está já addicted de novo ao mercado, com vários buying climaxes e o mais baixo nível de bears das últimas décadas. Os índices estão a atingir valores que anteriormente serviram de suporte e agora são resistência.

Aconselho ainda a leitura de um post muito completo aqui: http://danericselliottwaves.blogspot.com/2010/01/weekend-charts.html

Vou colocar aqui outro link que fala do padrão M e A, ou seja, um padrão que o S&P500 e outros estão a terminar de construir, já fizeram o M e em conclusão do A, ou seja, quedas fortes se avizinham e novos mínimos são quase uma certeza. http://www.stockmarketcats.com/f7/trade-lesson-knowing-when-m-bearish-27301.html

Comparem o padrão M e A com o gráfico diário ou semanal do S&P, ou mesmo usando o de longo prazo que coloquei em cima e tirem as vossas conclusões.





Atenção a acções e obrigações, já que nesta leg down nem essas irão estar seguras, já que se esta crise vai ser o rebentar da bolha da dívida, as obrigações são das que irão ser mais afectadas... Talvez por isso a Pimco e Bill Gross estejam a vender obrigações USA e UK... a precaverem-se do que já sabem que irá acontecer.
blog comments powered by Disqus